Os educandos das turmas dos 6ºs e 7ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, iniciaram o ano letivo com uma prática deliciosa. Com base no texto “A pipoca”, do educador Rubem Alves, os educandos refletiram sobre o processo de transformação desse alimento e o relacionaram com a vida.

Quando vivenciamos grandes momentos, muitas vezes deixamos de observar pequenos acontecimentos e coisas. Estas pequenas coisas podem significar grandes aprendizados para nossa vida. O milho representa cada um de nós, pequeno mas com potencial grande.

“Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! - e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado.” (Rubem Alves)

Os educandos puderam relacionar o milho a eles e compreender que as pessoas podem passar por situações desafiadoras e se transformar em algo melhor, ou também podem permanecer indiferentes, passando a vida como “piruás”, aquele milho que passa pelo mesmo processo mas não se transforma em pipoca.

Quem não passa pelo fogo não muda, e pode continuar do mesmo jeito pelo resto da vida ...

A decisão cabe a cada um de nós. Pipoca ou piruá?


Galerias

Pipoca ou Piruá?

Ver galeria

322753227432273322723227132270