Durante o Projeto de Aprendizagem “Sítio uma Fonte de Descobertas”, as crianças do Infantil II conheceram as características de alguns personagens do Sítio do Picapau Amarelo, sendo que dois deles ganharam destaque, Dona Benta e o Rabicó.

Com Dona Benta refletimos sobre o papel de cada vovó no contexto familiar e o gênero textual Conto. Para concluir convidamos a vovó da colega Lívia para um momento de contação de história. Nesta atividade ela nos contou a história Chapeuzinho Vermelho utilizando fantoches. Após a contação teve um momento de interação com as crianças que queriam ficar no colo da vovó.

Já o Rabicó, vimos que ele era comilão. Partindo desta característica trabalhamos a importância da  identificação e escolha dos alimentos  saudáveis em nossa rotina alimentar. Realizamos pesquisas por meio de imagens, embalagens e rótulos de alimentos consumidos em casa. Fizemos a experimentação de diferentes alimentos saudáveis, valorizando seu consumo. Para finalizar realizamos o dia do “Lanche Saudável”. Solicitamos aos pais que preparassem a lancheira juntamente com as crianças selecionando os alimentos para degustação com os colegas.

Foram momentos significativos de aprendizagem. Com o envolvimento das famílias as crianças tiveram a oportunidade de dar continuidade aos temas tratados em casa.