Os educandos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, participaram de atividades especiais on-line, promovidas pelo Serviço de Pastoral Escolar. O tema abordado foi “Um novo olhar para a realidade”.

O objetivo da ação foi levantar reflexões, individuais ou em grupo, de como cada um está olhando para as pessoas ao redor e para a realidade, com base na Parábola do Bom Samaritano, em Lucas (10, 25-34). A narrativa apresenta duas situações sobre o olhar indiferente à vida: “Aquele que vê o sofrimento, mas passa adiante; e o outro que enxerga, permanece e se compromete com aquele que sofre”.

A partir do conteúdo da Parábola, o Serviço de Pastoral Escolar apresentou um vídeo sobre solidariedade e expôs um pequeno texto reflexivo. Na sequência, os educandos foram convidados a responder um questionário on-line.

Encerrando a proposta das atividades, os educandos participaram de uma Live com os educadores da Pastoral Escolar e discutiram ao conteúdo do texto e vídeo expostos anteriormente, que falam sobre o abandono das pessoas, destruição da natureza e indiferença para com a vida.

Os educandos interagiram sobre o assunto manifestando também seu ponto de vista sobre a realidade. A atividade contemplou a proposta da Campanha da Fraternidade deste ano que nos convida para uma mudança de vida e a configurar nosso olhar com o de Jesus.

Por meio dos trabalhos realizados, os educandos puderam perceber que é possível mudar, contemplar o mundo com os olhos de Deus e ser protagonista de uma sociedade mais justa e fraterna.