Em setembro, o Serviço de Pastoral Escolar do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação localizada na cidade de Ponta Grossa/PR, desenvolveu com os educandos dos 7ºs, 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e com todas as séries do Ensino Médio a Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia.

A Leitura Orante da Bíblia é uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos. O importante é rezar com a Palavra de Deus relembrando a antiga tradição Católica de que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. De acordo com os monges, a Lecto Divina é a escada espiritual.

A Lectio Divina foi realiza com os educandos seguindo os seguintes passos:

Oração inicial: no momento inicial foi invocado o Espírito Santo, que nos faz conhecer e querer fazer a vontade de Deus.

Leitura da Palavra de Deus: foram escolhidos três educandos para fazer a leitura, com calma e atenção, de um pequeno trecho da Bíblia. Todos foram orientados a estarem atentos ao ambiente, personagens, diálogos, imagens e ações. Cada um anotou em seu caderno o que mais chamou a atenção.

Meditar a Palavra de Deus: foi o momento de conversar sobre as anotações e perceber que Deus se relaciona com cada um de nós de forma pessoal. Foram descobertos valores e mensagens espirituais da Palavra de Deus, de modo a perceber que o Senhor está presente na vida de todos

Rezar a Palavra de Deus: os educandos foram convidados a fechar os olhos enquanto tocava uma música. Foi solicitado que eles refletissem sobre como estava sua vida naquele momento, o que estavam vivendo e o que a Palavra de Deus apresentava como resposta.  Eles puderam apresentar as preocupações, sofrimentos, alegrias, dons, familiares e amigos ao Sagrado Coração de Jesus.

Foi um momento de escutar o que Deus queria falar a cada um e também de paz interior. 

Conservar a Palavra de Deus na vida: os educandos foram orientados a levar a Palavra de Deus para a sua vida, observando o que poderiam fazer de maneira concreta para colocá-la em prática no dia a dia. Além disso, eles foram incentivados a fazer a Leitura Orante com seus familiares.

Durante a realização do trabalho, o Serviço de Pastoral Escolar observou que os educandos participaram muito bem de cada momento, partilhando e rezando como foi proposto.  




Galerias

Lectio Divina - Setembro 2019

Ver galeria