Durante os estudos de História sobre o Egito Antigo, os 6ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, aprenderam sobre mumificação, que é um fenômeno natural ou artificial realizado com o objetivo de preservar um corpo. Os primeiros povos a mumificar seus mortos foram os egípcios, em um processo lento que envolvia ritos religiosos, pinturas, ciência, construções de pirâmides, mitologia, entre outros.

Com o intuito de proporcionar a visualização prática desse fenômeno, a educadora do componente curricular, Tayná Gruber, desafiou cada educando a elaborar sua própria mumificação com maças.

Para o desenvolvimento da atividade, os educandos utilizaram bicarbonato de sódio, sal, faixas, papéis e muita criatividade. A proposta é que após um tempo eles abram as suas “múmias maçãs” para observar o estado de conservação da fruta e, dessa forma, compreender como acontece o fenômeno da mumificação.

A atividade foi um momento importante de reflexão sobre o conhecimento científico dos povos egípcios e a relação que eles faziam entre técnicas, fé e cultura. Além disso, é uma oportunidade para educandos visualizarem na prática os aprendizados de História.  












Galerias

6ºs anos aprendem sobre o Egito Antigo através da mumificação de maçãs

Ver galeria