Institucional

História

A história do Colégio Sagrado Coração de Jesus, inicia-se em 1961, quando foi criada a Paróquia São Sebastião (até então, capela pertencente à Paróquia São José), sendo nomeado pároco o Padre Carlos Zelesny.

 

Padre Carlos, o “velho guerreiro”, preocupou-se de imediato, com a falta de uma escola paroquial, conforme havia observado, em suas andanças pela redondeza, as centenas de crianças e adultos à margem de qualquer ensinamento e longe da luz do Evangelho.

 

Perseguindo seu ideal, alugou da Sra. Olívia Singer (por meio de contrato de locação por cinco ano) com a autorização dos demais herdeiros, a CASA GRANDE da histórica CHÁCARA DONA MADALENA. Com esse gesto deu início para ali funcionar a Escola Paroquial, com fins filantrópicos. Após muito empenho, trabalho e lutas, o terreno foi aos poucos sendo adquirido.  Em convênio firmado com o Governo do Estado em 16/02/1962, constitui-se o corpo docente que atuaria junto às crianças.

 

No dia 20 de janeiro 1962 – festa de São Sebastião, patrono da Paróquia, iniciou-se as matrículas. No dia 16 de fevereiro de 1962, festivamente é inaugurado o COLÉGIO SÃO SEBASTIÃO, com a presença de grande parte da população do bairro de Nova Rússia e autoridades que ajudaram o Padre Carlos a concretizar esse sonho. As aulas tiveram início no dia 19 de fevereiro com aproximadamente 900 alunos.

 

Com a luta de seu fundador e o empenho da comunidade, as salas de madeira seriam aumentadas, em formato de longos barracões, em meio a exuberantes eucaliptos.

 

Após um ano de funcionamento, 1963, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a pedido de Padre Carlos, assumiram a administração da Escola, fazendo florescer na cidade princesinha o Carisma de Madre Clélia: tornar o Coração de Jesus conhecido e amado.  A chegada oficial das Irmãs Apóstolas deu-se em 04 de agosto de 1963. Em 1971, a Cruzada São Sebastião transferiu o patrimônio da Escola para o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. As Irmãs iniciaram a ampliação do prédio e as novas instalações foram inauguradas em junho de 1974.

 

Em 1990, já como patrimônio e administração do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, passou a se denominar Escola Sagrado Coração de Jesus, nome este que identifica o Carisma e Espiritualidade legados à Serva de Deus – Madre Clélia Merloni. No ano de 2001, deu-se a abertura do Ensino Médio, completando-se assim, a oferta da Educação Básica na Unidade Educacional. E no dia 17 de abril de 2004, foi ampliado, adequando espaços particularmente para Educação Infantil e Ensino Médio.

 

O Colégio, desde a sua fundação, atende a uma população que traz características diversificadas quanto à cultura, etnia e recursos econômicos. O Bairro Nova Rússia apresenta, hoje, um desenvolvimento significativo, com uma infraestrutura capaz de atender às necessidades sociais, religiosas, comerciais e industriais. Nesse contexto, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, em seus 55 anos de existência, vem alargando sua área de atuação, disponibilizando espaços, desenvolvendo projetos, firmando parcerias com os vários segmentos da comunidade ponta-grossense, em contínuo avanço, contribuindo para a construção de um mundo melhor, por meio de uma “educação que passa pelo coração”.

 

Em pesquisa realizada em outubro de 2010, junto às famílias que têm seus filhos matriculados no Colégio, foram levantados os dados atendendo a esta complexa realidade, o Colégio nasceu com características próprias e as mantêm até hoje. Em seu contexto atende uma clientela mista no que se refere ao perfil socioeconômico, provinda das mais variadas realidades, imprimindo-lhe um rosto comunitário.

 

Quanto aos bairros onde residem as famílias dos educandos, constata-se que aproximadamente 26% são oriundos do bairro de Nova Rússia e da Vila Cristina; 12% dos bairros Santa Paula/Verona/Bosco; seguindo-se com aproximadamente 7% cada, os bairros Sabará – Santa Luzia – Boa Vista/Jardim Monte Carlo – Palmeirinha/Madureira – Nossa Senhora das Graças/Los Angeles/Jardim Esplanada; seguindo-se mais quinze bairros com menos expressão.

 

As classes sociais mais atendidas são a média e média baixa, sendo que a predominância das profissões dos pais e/ou responsáveis legais dos educandos é de: comerciantes, administradores, educadores, bancários, profissionais autônomos representantes comerciais, vendedores.

 

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, faz parte do SAGRADO – Rede de Educação, em sua ação educativa prioriza uma educação que passa pelo coração e está a mais de 55 anos no coração ponta-grossense.