madreclelia.org
Comunicado Importante
Matrículas 2021

Institucional

História



A história do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, inicia-se em 1961 quando foi criada a Paróquia São Sebastião (até então, capela pertencente à Paróquia São José), sendo nomeado pároco o Padre Carlos Zelesny.

Padre Carlos, o “velho guerreiro”, preocupou-se de imediato, com a falta de uma escola paroquial, conforme havia observado, em suas andanças pela redondeza, as centenas de crianças e adultos à margem de qualquer ensinamento e longe da luz do Evangelho.

Perseguindo seu ideal, alugou da Sra. Olívia Singer (por meio de contrato de locação por cinco ano) com a autorização dos demais herdeiros, a CASA GRANDE da histórica CHÁCARA DONA MADALENA. Com esse gesto deu início para ali funcionar a Escola Paroquial, com fins filantrópicos. Após muito empenho, trabalho e lutas, o terreno foi aos poucos sendo adquirido.  Em convênio firmado com o Governo do Estado em 16/02/1962, constitui-se o corpo docente que atuaria junto às crianças.

No dia 20 de janeiro 1962 – festa de São Sebastião, patrono da Paróquia, iniciou-se as matrículas. No dia 16 de fevereiro de 1962, festivamente é inaugurado o COLÉGIO SÃO SEBASTIÃO, com a presença de grande parte da população do bairro de Nova Rússia e autoridades que ajudaram o Padre Carlos a concretizar esse sonho. As aulas tiveram início no dia 19 de fevereiro com aproximadamente 900 alunos.




Com a luta de seu fundador e o empenho da comunidade, as salas de madeira seriam aumentadas, em formato de longos barracões, em meio a exuberantes eucaliptos.

Após um ano de funcionamento, em 1963, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, a pedido de Padre Carlos, assumiram a administração da Escola, fazendo florescer na cidade princesinha o Carisma de Madre Clélia: tornar o Coração de Jesus conhecido e amado.  A chegada oficial das Irmãs Apóstolas deu-se em 04 de agosto de 1963. Em 1971, a Cruzada São Sebastião transferiu o patrimônio da Escola para o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. As Irmãs iniciaram a ampliação do prédio e as novas instalações foram inauguradas em junho de 1974.




Em 1990, já como patrimônio e administração do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, passou a se denominar Escola Sagrado Coração de Jesus, nome este que identifica o Carisma e Espiritualidade legados à Serva de Deus – Madre Clélia Merloni. No ano de 2001, deu-se a abertura do Ensino Médio, completando-se assim, a oferta da Educação Básica na Unidade Educacional. E no dia 17 de abril de 2004, foi ampliado, adequando espaços particularmente para Educação Infantil e Ensino Médio.


 


O Colégio, desde a sua fundação, atende a uma população que traz características diversificadas quanto à cultura, etnia e recursos econômicos. O Bairro Nova Rússia apresenta, hoje, um desenvolvimento significativo, com uma infraestrutura capaz de atender às necessidades sociais, religiosas, comerciais e industriais. Nesse contexto, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, em seus 58 anos de existência, vem alargando sua área de atuação, disponibilizando espaços, desenvolvendo projetos, firmando parcerias com os vários segmentos da comunidade ponta-grossense, em contínuo avanço, contribuindo para a construção de um mundo melhor, por meio de uma “educação que passa pelo coração”.

Quanto aos bairros onde residem as famílias dos educandos, constata-se que aproximadamente 26% são oriundos do bairro de Nova Rússia e da Vila Cristina; 12% dos bairros Santa Paula/Verona/Bosco; seguindo-se com aproximadamente 7% cada, os bairros Sabará – Santa Luzia – Boa Vista/Jardim Monte Carlo – Palmeirinha/Madureira – Nossa Senhora das Graças/Los Angeles/Jardim Esplanada; seguindo-se mais quinze bairros com menos expressão.

As classes sociais mais atendidas são a média e média baixa, sendo que a predominância das profissões dos pais e/ou responsáveis legais dos educandos é de: comerciantes, administradores, educadores, bancários, profissionais autônomos, representantes comerciais, vendedores.




O Colégio Sagrado Coração de Jesus, faz parte do SAGRADO – Rede de Educação, em sua ação educativa prioriza uma educação que passa pelo coração e está há quase 60 anos no coração ponta-grossense.